sábado, 20 de novembro de 2010

Tantos planos...

tantas metas feitas, no inicio é feito todo um projeto para seguir ao decorrer do ano, tantas festas, tantas novas amizades, tantas coisas novas para conquistar, tantos assuntos para ser aprendidos, tantas fofocas a ser discutidas...
A final de contas escola é isso, na escola não se aprende somente a matemática, geografia, português, em fim na escola aprendemos a ser cidadã aprendemos sobre a convivência com o próximo, a respeita, a se expressar, a ver que o mundo é feito de escolhas e que nem sempre TUDO  é do jeito que queremos,  aprendemos que devemos respeitar a opinião do próximo,  muitas vezes até nos calarmos por isso.
Escola é lugar de conquista... Você primeiro começa conquistando o conhecimento, torna ele seu amigo, convive lado a lado de uma forma que ele não te abandone nunca, em seguida você conquista o professor, o mestre, o educador, o aluno que foi promovido a nos dar aula, por ser o aluno mais aplicado da turma, pois o professor não é melhor que o aluno, ele é mais generoso por querer passar para nós toda aquela bagagem de conhecimento que ele carrega. Chegamos a acreditar que conquistamos na escola os MELHORES AMIGOS da nossa vida, que VAI SER PRA SEMPRE, que TODAS AS MANHÃS IREMOS NOS VER, isso por um lado é verdade, mais como tudo na vida tem os dois lado da moeda, um dia esses eternos amigos, serão eternos só nas lembranças, nas fotografias, algumas vezes naquele gesto que você pego de tanto que aquele seu amigo fazia, ou no jeito de falar algo, ou mesmo naquela frase que quando você diz te vem na cabeça toda aquela cena  no pátio da escola que sua amiga não parava de dizer. Mas também não se pode negar amizade verdadeira é sim pra sempre seja ela feita em sala de aula, ou em qualquer outro lugar, se quando estávamos juntas criamos esse laço de amizade, não vai ser uma mísera distancia que irá quebra esse laço de amor, carinho, confiança que nós construirmos a troncos e barrancos, em muitas brigas e conversas, cada uma de nós sabe a importância que temos uma pra outra. A prendemos a conquistar a sala, local onde passamos a maior parte de nossas manhãs, aonde tem aquelas confusões, aquelas palhaçadas, aquelas provas macabras que chega dá uma dor de cabeça só de ler, principalmente as aplicadas por Dulce. A Dulce aquela professora que ninguém ira esquecer, ela é mais que transmissora de geografia, ela transmite o que é vida para nós alunos, algumas vezes com palavras duras que nos leva a pensar mais sobre nossos princípios, chega dá medo de olhar nos olhos, Dulce te decifra te diz o que te incomoda e o que te faz bem a Dulcinha, é sem duvidas a nossa mestra que se preocupa realmente com o que iremos ser la na frente...
Sem falar no nosso velho amigo, aquele que tem a memória de elefante, que decora tantas datas, tantos nomes,  aquele que nunca nos mostrou quem é de verdade, aquele que nunca se exalta, - nunca vi ele dá um grito em sala de aula, sabe de uma, ele se parece mais com a gente do que qualquer outro, ele traz uma simplicidade ao falar, e nunca nos deixa descobrir aonde se encontra aquele tão maquiavélico professor de história, que não perdoá nada, que monta suas provas de uma forma impossível de se fazer ... ainda bem tivemos a sorte de nunca conhecer essa pessoa, conhecemos apenas nosso XUXUNINHO, nosso, TIO RAI RAI. O RAIMUNDO LAGO JUNIOR esse acho que está viajando tiro ferias sei lá, só sei que a que ele nunca deu as caras. E aquela menininha com aparência de indefesa, toda delicada, de olhar a primeira vez e falar que ela esta ocupando o lugar errado, ela tinha que está do lado de cá sentada juntamente com a gente. mais quando ela entra em sala, coloca suas coisas em cima da mesa, nossa que professora incrível um conhecimento exacerbado, extraordinário,   quem diria que aquele menininha traz consigo tanto conhecimento assim, ela nos passa todas as formulas de conhecimento, elas nos faz quebrar todas as moléculas  do medo, nos ensina a balanceá  a vontade de aprender com aquela preguicinha que bate todas as manhãs e Ana Regina acho que no meio desses cabelos loiros deve ter um fiozinho de cabelo branco de tanta preocupação com esse 3ª ano, só temos a agradecer por se preocupa tanto conosco. Jam Jam transmissora não apenas de  literatura ou gramática,  transmissora de alegria, simpatia, com Jam Jam damos risadas aprendemos de forma descontraida, se no vestibular cair sobre a semana de 29 manteremos de letra sorrindo e brincando. Sempre nos disse que nosso vocabulário precisaria crescer, que nós alunos de terceiro ano deveria-mos ter uma ótima bagagem de inglês, essa que muitos não possui, Olimpia se desdobra para fazer com que cada dia nós pudéssemos aprender uma palavra a mais, a interpretar um texto Oooh Oooh,  inglês também pesa. também conta, sempre iremos nos lembrar das musiquinhas,  Oooh Oooh, de Olimpia essa que se preocupa, e aposta que temos sim capacidade. E aquele que já chega bagunçando, as vezes parece uma de nos, baderneiro tá nem ai pra nada. mais com ele aprendemos a calcular o conteúdo, a somar o conhecimento, a dividir as duvidas, em fim Gustavo com suas mais engraçadas prosas e piadas não poderia faltar  nosso  professor perfeito, quer dizer imperfeito mais que moldado a nosso jeito se torna motivo de orgulho pra nós.
Jackson aquele nos prova a lei da física, que nos ensina cada calculo, cada macete,  que nos compreendi e que muitas vezes se irrita conosco, mais ele nos mostra como a física é fascinante.  Marcello, nosso professor de espanhol, com esse sotaque de argentino nos ensinou muita coisa. Carol, nos abrange os assuntos diversificados muito além da biologia, nos mostra de tudo sempre tentando passar o melhor pra nos. A e ela, aquela que sempre esteve com nossa sala, as vezes nos abandona mais isso é normal. aquela que fala quando estamos certos mais também descasca o pepino quando estamos errados, tentando sempre ser justa, muita vezes passa a mão sobre nossa cabeça, pode se dizer uma verdadeira madrinha para turma, Kellyne nos traz temas polêmicos, discussões  a ser feita em sala de aula, sempre iremos lembrar dela tentando acalmar toda nossa euforia que não é fácil.
Andamos ... por caminhos difíceis, sabemos. Mais olhando o chão sob nossos pés iremos ver a vida correr. E assim cada passo que iremos dar tentaremos fazer o melhor que pudermos. Aprendemos ... não tanto quanto devia-mos, mas vimos que conhecendo o universo ao nosso redor aprenderíamos a nos reconhecer melhor. E assim escutaremos o tempo que nos ensinará a tomar decisões a cada momento. E partiremos ... em busca de muitos ideais, mais sabemos que hoje se encontraram nosso passado, presente e futuro. Hoje sintimos a emoção da despedida. Hoje é o ponto de chegada, mas ao mesmo tempo o ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário